A reforma tributária pode colocar em dúvida se será bom ou ruim para os empresários no Brasil. Aqui vamos falar de forma específica para bares e restaurantes.
Importante destacar que a reforma tributária ainda não está definida, porém no dia 07 de julho de 2023, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei sobre para ter uma reforma tributária, que ainda precisará ser aprovada no Senado Federal.
Mas de acordo com o texto atual, ocorrerá substituição de impostos federais, estaduais e municipais, sendo os principais, o Imposto Seletivo (IS), Imposto sobre bens de serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
Sobre as mudanças
Haverá a unificação em nível federal do IPI, PIS e Cofins com a criação da Contribuição sobre bens e serviços (CBS).
Já Estados e municípios adotarão o Imposto sobe bens e serviços (IBS) que substituirá o ICMS e o ISS.
Abaixo como será a implantação:
O Imposto Seletivo será um tributo que incidirá sobre itens pelo qual o consumo o deseje coibir. E será definido por meio de uma lei complementar quais serão.
Alíquota especial para bares e restaurantes
O texto da reforma tributária prevê um regime especial para o setor de bares e restaurantes, tendo uma redução de 60% sobre a alíquota cheia. O valor será definido por lei complementar durante a implementação da reforma.
Sobre o simples nacional
O texto da reforma manterá o Simples Nacional como regime tributário simplificado para micro e pequenas empresas, assim como para MEIs.
Comments